23 agosto 2010

O que é Igreja?

                                                                                                                                                             Introdução

Muitas coisas são compreendidas de maneira errada ou equivocada. Isso também acontece no caso da Igreja de Jesus Cristo. Por isso talvez seja importante antes de falarmos o que é igreja esclarecermos o que a igreja não é:

1. Igreja não é clube. Por isso, sua programação não tem o objetivo de divertir, entreter e oferecer recreação ou paparicos aos sócios. A Igreja não é uma sociedade recreativa.

2. Igreja não é associação. Assim, a igreja não possui sócios. Ela é composta de membros. O sócio paga mensalidade em troca de alguns benefícios. Igreja não cobra mensalidade, ela sobrevive das ofertas voluntárias oferecidas pelos membros de coração grato.

3. Igreja não é time. Por isso, na igreja não são apenas algumas pessoas que participam do jogo enquanto a maioria assiste a tudo de forma passiva. A igreja também não se resume a uma turma de amigos ou de pessoas de atividades ou classes semelhantes.

4. Igreja não é empresa. Por isso ela não está obrigada a desenvolver produtos ou programas para obter lucro ou mesmo gerar empregos e renda.

5. Igreja não é supermercado ou shopping center. Assim, igreja não é lugar para passar o tempo ou ir apenas buscar uma benção nova na prateleira espiritual.

6. Igreja não é casa de espetáculo. Por isso, igreja não é lugar onde procurar ou oferecer shows e apresentações bizarras com efeitos especiais.

7. Igreja não é prédio. O local onde um grupo de pessoas se reúne para louvar, adorar, comungar e ouvir a pregação da palavra de Deus não pode ser confundido com igreja. O templo físico é apenas um espaço onde parte da igreja se reúne.

A diferença básica é que para participar da maioria das entidades ou eventos acima basta estar vivo, ter prestígio, talento ou dinheiro. Mas a igreja é a comunhão daqueles que crêem e confessam o nome do Senhor Jesus Cristo. Fé, Cristo e Igreja estão intimamente relacionados. No livro Meu Sonho de Igreja, o pastor Hartmut Weyel diz que "uma pessoa somente se torna alguém que crê quando passa a participar, pela fé, pelo arrependimento e renascimento, daquilo que foi dado à igreja, a saber, ser corpo de Cristo".

A definição mais correta para a igreja é a Bíblica: Um corpo (Efésios 1. 22; 4. 15; 5. 23 e Colossenses 1. 18). Por isso, as pessoas que compõe a igreja não são associadas, empregadas, clientes ou espectadores, mas membros.


A igreja é o corpo de Cristo, onde Ele mesmo é a cabeça. Os crentes são os membros desse corpo. E, como membros, estamos sempre sujeitos à vontade da cabeça. Assim como não existe uma cabeça sem um corpo, também não pode existir um corpo sem uma cabeça.

Conclusão


Assim, a igreja pode apresentar características de tudo aquilo que o ser humano já conseguiu criar ou organizar, afinal, a igreja é composta por seres humanos, porém é única e diferente de tudo o que ele já produziu em seu mundo ganancioso e capitalista. Isso porque a igreja não surge primeiro das pessoas, mas ela existe porque Deus existe e a elege. O Espírito Santo é dado à igreja e o corpo de Cristo está presente antes da fé pessoal de cada indivíduo. E, se não podemos falar de igreja sem falar de Cristo e fé, cabe ainda lembrar as palavras do pastor Weyel: "Fé sem Cristo é incredulidade. Fé sem igreja é fé deturpada. Fé fora da igreja é superstição". Ou seja, a igreja é a comunhão e o lugar de todos aqueles que crêem e confessam a Jesus Cristo como seu único e suficiente senhor e salvador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...