13 julho 2013

Deus à procura do ser humano


Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” (Gn 3: 8-9).

O texto em questão mostra-nos Deus ainda no Edem à procura do homem após esse ter pecado, o Deus amoroso e misericordioso veio à procura de suas criaturas que haviam sido seduzidas por satanás que, em forma de serpente, tentou deturpou o plano de Deus e sucumbiu o ser humano a tríplice tentação, o desejo da carne, o desejo dos olhos e a soberba da vida, conforme versículo seis do mesmo texto. Agora caído o homem tenta fugir da presença de Deus. Isso deixa claro que o homem estava perdido, mas Deus veio busca-lo, e nesta busca Deus pergunta: Onde estais? Mas qual é o propósito de Deus em procurar o homem? Dentre tantos propósitos de Deus para o homem quero apresentar apenas três razões que lhe ajudarão a entender para que Deus procura o homem.

Deus procura o homem para Salvá-lo 

O ser humano não foi criado para desgraça, para o mal, nem para a perdição, Deus não quer que ele se perca muito pelo contrário, o que Deus quer é a sua Salvação. Sobre isso o apóstolo Paulo disse: “Deus, nosso Salvador, deseja que todos os homens sejam Salvos e chequem ao pleno conhecimento da verdade” (I TIM 2: 3-4).
 Estando o homem no estado de perdição, Deus envia Jesus Cristo seu filho para leva-lo de volta a reconciliação com Deus. Jesus deixou isso bem claro quando disse: “porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Luc 19: 10). O homem é pecador e está perdido, mas Deus enviou seu filho como o caminho da salvação e Ele é o único caminho pelo qual o homem pode volta á Deus.

        Deus procura o homem Para usa-lo

   Depois de reconciliado e agora em paz com Deus o homem é usado como agente da soberana vontade de Deus, que quer utiliza-lo como vaso escolhido para fazer a sua vontade. Basta olharmos para a história, que testemunha de forma eloquente, Deus usando os seres humanos: Moises, Josué, Gideão, Débora, Samuel, Davi, Robert Kalley, Martin Luther King Jr  e tantos outros. Os quais Deus usou de forma maravilhosa.
 Mesmo estando na era da tecnologia, computadores e robôs, não esqueçamos que nada substitui o ser humano, imagem e semelhança de Deus, mesmo com toda essa engrenagem industrial e tecnológica o homem é o responsável por todos os detalhes de seu funcionamento.

 É maravilhoso quando o homem entende os propósitos de Deus e se coloca ao seu dispor, deixando ser usado por Ele como instrumento de benção para a humanidade fazendo tudo para a gloria de Deus.  Então façamos como o profeta Isaias quando entendeu isso disse: ”Eis-me aqui, envia-me”. (Isaias 6: 8).

       Deus procura o homem para honrá-lo

    A Bíblia fala do Deus que tem prazer em honrar seus filhos, “Aos que me honram, honrarei” (I Sam 12: 30). Deus tem prazer em encontrar o homem perdido, salvá-lo e capacita-lo para servi-lo, mas Deus também tem prazer em honrar aqueles que lhe servem, Jesus nos dá o belo exemplo sobre isso ao dizer “Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estou, ali estará também o meu servo, e , se alguém me servir, o meu Pai o horará”. (João 12: 26)

Temos diversos exemplos de pessoas que foram honradas.  José foi honrado no Egito, Daniel foi honrado na Babilônia, Davi foi honrado quando ainda pastoreava as ovelhas de seu pai, de lá foi levado ao trono como rei de Israel.
Deus faz assim quando Ele quer honrar. Ele tira do anonimato, da situação de esquecimento, do abandono e desprezo para colocar em lugar de honra. “Ele ergue do pó o desvalido e do Montoro, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes..” (Sal 113:  7-8).

 Amados irmãos, assim como Adão e Eva muitas pessoas tem tentado fugir de Deus, mas nós precisamos  entender uma coisa, de Deus ninguém se esconde. Se você é ovelha do bom Pastor  Ele vai lhe achar e se deixará ser achado por vós, pois as suas ovelhas lhe conhecem e ouviram a sua voz e então estarão salvas, seguras e satisfeitas nesta vida e muito mais incomparavelmente no porvir.

                                                             Pastor Cícero Manuel
Reações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...