25 setembro 2020

A FAMÍLIA SOB ATAQUE

   

                                            A FAMÍLIA SOB ATAQUE     




               Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração.

                       Salmo 37:4

 

  Não é novidades para nenhum de nós que a instituição família está sob ataque, isso é publico e notório. E esse ataque não é de hoje, porém, nos dias atuais isso tem si tornado cada vez mais evidente, porque o período chamado pós-modernidade tem um caraterística peculiar, que é destruir os valores tidos como pilares da sociedade, e todos nós somos sabedores que a família é uma instituição é uma instituição divina que ao longo dos séculos tem enfrentado os mais diversos tipos de ataques para preserva sua identidade.

 

Não podemos negar que nesta geração a família Brasileira caminha numa estrada cheia de perigos. Perigos esses causado pelas ações estratégicas do pós-modernismo que vem agindo com seu tripé danoso e com isso tentando destruir a identidade da família; esse tripé pós-moderno envolve o PLURALISMO, A PRIVATIZAÇÃO e o SECULARIZAÇÃO.

 

Vejamos então como age cada parte deste tripé;

A PLURLIZAÇÃO. Diz que há muitas ideias, muitos valores, muitas crenças. Segundo esse pensamento, não existe uma verdade absoluta, tudo é relativo.

A PRIVATIZAÇÃO. Defende que nossas escolhas são soberanas e que cada um tem sua verdade. Segundo esse pensamento sua vida pertence exclusivamente a você, e você faz dela o que quiser.

 ASECULARIZAÇÃO. Diz que Deus, as escrituras sagradas e seus ensinamentos devem ser reduzidos apenas aos templos religiosos. Segundo esse pensamento Deus deve ser colocado na lateral da vida.

 

Esse é o tripé que se manifesta estrategicamente no mondo pós-moderno  com o objetivo de  destruir a identidade da família.

Meu objetivo aqui é que possamos extrair ensinamentos para encarar essa realidade e vencer essa adversidade mantendo integrar a nossa identidade de família. Para isso quero, a partir do texto lido seguir uma linha que nos ofereça recursos para  vencer  esses perigos que tão de perto nos rodeiam .

No Salmo belíssimo salmo 37 Davi dá instruções  aos seu filho Salomão  que prepara-se para assumir grandes responsabilidades no reino. Este salmo tem como tema a paz verdadeira,  nele podemos observar  o Rei Davi, já na sua velhice  dando alguns sábios conselhos  de como seu filho devia proceder para vencer os perigos e ser  bem sucedido; Confia no Senhor , agrada-te do Senhor, entrega teu caminho ao senhor, descasa no senhor e espera nele. Portanto, as motivações deste salmo me levam a sugerir.

 Três decisões que certamente nos ajudaram a seguir firme e a sim vencer os perigos que nos rodeiam:

1-      Coloque Deus a cima das pessoas: Deus é o centro da existência humana, todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada somos.  Se esse modelo pós-moderno tenta nos impor o desprezo a Deus, nós devemos adora-lo a cima de todas as coisas. Mesmo que esse sistema tente nos levar para usar as pessoas e amar as coisas. Nós devemos nos dedicar em amar as pessoas e usar as coisas. Não podemos jamais, abrir mão do nosso relacionamento com Deus, pois as sagradas escrituras nos ensinam que nem só de Pão vive a humanidade, mas de toda a palavra da boca de Deus.

2-      Coloque os relacionamentos acima das coisas:  Pós-modernismo impõe uma vida  como uma imensa ciranda , onde as pessoas correm atrás  das coisas de maneira desenfreada como pensando que se tiver mais coisas serão mais felizes, com isso as pessoas estão sacrificando os relacionamentos para buscarem coisas.  Mesmo que tudo isso seja evidente em nossos dias, precisamos fazer valer o sentido da vida. Pessoas valem mais que coisas. Relacionamentos são mais importantes que riquezas matérias. Precisamos urgentemente restaurar o respeito pela vida, pelas pessoas, pois os relacionamentos sadios engrandece o ser, e o faz vencer a corrida do ter. Gosto  muito desta expressão bíblica “..Contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".(HEB 13:5).

 

3-Coloque as coisas importantes acima das coisas urgentes. Nosso relacionamento com Deus, com a família, com a igreja e com amigos verdadeiros, isso é importante. O pós-modernismo tenta provocar uma tensão social ao fazer você tirar o foco do importante e assim colocar urgente no lugar do importante.  Nesta ciranda da correria da vida todos os momentos surgem o urgente para nos roubar aquilo que realmente é importante.

 Portanto irmãos, é aqui onde devemos vigiar mais ainda, pois jamais devemos sacrificar aquilo que realmente é importante.  

Vejamos que ensinamento maravilhoso Jesus deu aos seus discípulos no sermão do monte sobre isso.

 “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?

Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”

(Mateus 6:25-27).  Deixar as coisas importantes no plano secundário para correr atrás de coisas passageiras é verdadeira tolice.

 

Considerações finais:

Por mais apelativo que seja esses dias de pós-modernismo, você jamais poderá se deixar levar por suas estratégias maléficas que tentam rouba seu tempo com Deus, acabar com seus relacionamentos sadios e destruir sua visão daquilo que realmente é importante. Caso isso aconteça você e sua família ira naufragar no mais profundo mar da ilusão. Que Deus nos ajude a seguir seus ensinamentos e jamais nos afastarmos dele, pois só a sua palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Amém!

 

                                  Por Pastor Cicero Manuel dos santos

                                            Apodi-RN em 25/07/2020

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...