08 dezembro 2014

PLANO DA SALVAÇÃO


Olhando para as Sagradas Escrituras descobrimos que existe nelas uma série encadeada de temas que constitui um plano para a salvação do pecador. Esse plano de salvação compõe-se de cinco partes e visa facilitar o trabalho daqueles que desejam compartilhar com outros o Evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. A sua eficácia é comprovada porque leva o pecador a receber e experimentar a grande salvação proporcionada pelo Senhor Jesus:

O HOMEM É PECADOR AOS OLHOS DE DEUS
     
     A Bíblia Sagrada nos revela que todos os seres humanos são pecadores e que estão debaixo de condenação, e estão também destituídos da glória de Deus e caminhando a passos largos para a perdição eterna. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm 3.23. “... por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte...” Rm 5.12. “O salário do pecado é a morte...” Rm 6.23

DEUS AMA AO PECADOR
      
     As Sagradas Escrituras nos revelam que de uma maneira misteriosa Deus ama ao pecador, apesar do pecador ter pecado contra Ele e ter se afastado de Deus voluntariamente. Esse amor é revelado na Bíblia no famoso texto de João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Esse amor é um amor incondicional, profundo, maravilhoso. Na carta aos Romanos encontramos sobre o assunto: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” Rm 5.8.

CRISTO MORREU PELO PECADOR
      
     Essa revelação é outra grande verdade do plano de Salvação. O pecado nos afastou de Deus e nos condenou a perdição eterna, mas por causa do grande amor que Deus tem por nós Ele enviou o seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz em nosso favor. O Senhor Jesus veio a este mundo com o expresso propósito de dar a sua vida pelos pecados do homem. O próprio Salvador revelou que desceu do Céu e veio a este mundo buscar e salvar o perdido. Na carta aos Romanos encontramos: “O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação” Rm 4.25. Encontramos ainda noutra carta de Paulo: “... o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado;... Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” 1Co 15.1-4.

 O PECADOR PRECISA CRER EM CRISTO
       
      No plano de Deus para a salvação do homem ele apenas precisa reconhecer que é pecador e aceitar pela fé a salvação oferecida por Cristo. “... Arrependei-vos e crede no Evangelho” Mc 1.15. A Bíblia nos revela ainda que essa salvação é um ato gracioso de Deus recebido pela fé. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” Ef 2.8,9.

CRENDO EM CRISTO, O PECADOR ESTÁ SALVO
       
       Outra verdade revelada nas Escrituras é que o pecador crendo na obra de Cristo e o aceitando como Salvador recebe de imediato a salvação, e lhe é dado o Espírito Santo como garantia dela. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” Jo 1.12.
 “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança...” Ef 1.13,14. “Amados, agora somos filhos de Deus...” 1Jo 3.2. “Quem tem o filho tem a vida...” 1 Jo 5.12. Compartilhemos irmãos o plano de salvação com aqueles que não têm ainda a Cristo como Salvador. (CAVALCANTI, 2003.)
Crendo na eficácia da obra redentora realizada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário o pecador é salvo. “E eles disseram: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. At 16.31. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Ef 2.8. “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciarão pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”. Rm 3.24-26. “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”. Rm 1.16.

BIBLIOGRAFIA:
                                                                     
Bíblia de Estudo Plenitude. São Paulo, 2000. (SBB)
Evangelização fundamentos bíblicos. São Paulo, 2006. Editora Shed.
Apostila Evangelismo. Betel Brasileiro, 2004.
Missões o desafio continua. Ronaldo Lindório, 2003. Editora Betânia.
Internet:  WWW.pastorcicero.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...