15 abril 2012

Um exemplo de Homem de Deus

                                          Texto Marcos 1:1-8
Introdução:

   Em toda a sagrada escritura encontramos exemplos de grandes homens de Deus, homens que são dignos de nossa admiração por suas atitudes de fé diante das inúmeras batalhas do dia a dia da vida, são verdadeiros exemplos do bom combate da fé. Poderíamos citar muitos deles, no entanto mencionarei alguns: Daniel, Josué, Davi, José do Egito, Paulo e João Batista, todos estes são exemplos para quem deseja viver conforme a vontade de Deus, claro que nenhum desses homens foi perfeito, pois perfeição mesmo, só no autor e consumador da nossa fé. Jesus Cristo.
   Dentre todos estes homens de Deus com tantos ensinamentos preciosos para nossa vida, eu quero falar de João Batista, Primo de Jesus, filho de Zacarias e Isabel. João Batista foi consagrado nazireu de Deus, vivia no deserto da Judeia se alimentando de mel silvestre e gafanhotos, foi enviado como o precursor do Messias, batizava e pregava o arrependimento, um homem dedicado que despertou profundo ódio em Herodias a segunda esposa de Herodes. João Batista um homem que foi considerado pelo próprio Jesus, mais que um profeta, alias Jesus disse: ”que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João Batista..” Luc 7:28.
   Meus Irmãos nas poucas paginas da história desse homem de Deus a muito que se aprender. Então vamos lá, bom proveito!

I  O Homem de Deus e suas ações ( v2). Preparará o teu caminho diante de ti.

 A-João acreditava na sua missão. Sabia ser um mensageiro que ia a frente preparando o caminho, ele sabia o que queria da sua vida e assim manteve se firme no caminho determinado por Deus para a sua missão.
B-Não temeu os poderosos. João não tinha medo de denunciar o pecado dos poderosos, certa vez repreendeu Herodes por estar adulterando com a mulher do próprio irmão. O profeta de Deus não deve temer os poderosos, pois é preciso denunciar o pecado, este foi o motivo do ódio da Horodias, pois João não passou a mão na cabeça dos poderosos que viviam na prática do pecado. Mar. 6:17-19. Ao profeta importa agradar a Deus e não aos homens.                                                               
C-Não se enche de vaidade (v-7).  A humildade é uma das maiores virtudes do homem de Deus, João não ficou todo cheio de vaidade, pelo contrario colocou-se no seu lugar, como servo diante de Deus, dizendo:”..Eu na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias..”          Lc 3:16

II O Homem de Deus e sua Mensagem (VS 4,5).

A-Atônica da mensagem de João era o arrependimento. Isso fica muito claro nestes versículos, de fato arrependimento é uma mensagem necessária, tanto que o próprio Cristo assinou em baixo na mensagem de João que logo após a prisão dele, Jesus veio para a Galiléía, pregava o reino de Deus, dizendo: ”O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e credes no evangelho.” (v15).
Aplicação Não podemos esquecer a mensagem do arrependimento, pois é através do arrependimento que acontece às mudanças na vida do ser humano, é através do arrependimento que Deus muda o pensamento, a atitude e a direção, olhe a vida do filho prodigo, veja o processo que aconteceu na sua vida. Infelizmente a mensagem do arrependimento anda em falta em muitos púlpitos.
B-Preocupado com a ética. João acreditava no que pregava e sabia que uma pessoa convertida deveria expressar os sinais da sua nova vida nas suas atitudes, priorizando agora valores éticos e morais. Luc 3:12-15.
C-Preocupado com a situação social. Um homem de Deus, não deve ser alheio aos problemas sociais da sociedade, pois os seres humanos tem suas necessidades físicas, psicológicas, matérias e afetivas Luc 3:11.”quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira”.

III O homem de Deus e sua Vida (V 6)

A Vida deste homem, ao contrario de muitos nos inspira a simplicidade. João não se deixava levar pela fama nem por apelo da população, ele não se empolgava muito com o glamour.
A-Ele almejava uma obra interior. Estamos vivendo uma época em que muitos têm buscado o marketing pessoal e em busca da fama, muito tem enfrentado problemas sérios, pois na tentativa de causar boa impressão a quem não conhece compram o que não precisam com o dinheiro que não têm. João não se preocupava em agradar quem quer que fosse ele estava focado em seu alvo, seu viver demonstra que aspirava uma obra interior, uma vida na perspectiva espiritual e não na esfera material. ”E João andava vestido de pêlos de camelo e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre,” Mac 1:6
e dizia: “Eu, batizo com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”Mac 1:8.

Conclusão:
João nos dá um belo exemplo de servo comprometido com Deus. Ao olharmos para o exemplo  deste homem, façamos um exame de nossa vida e do nosso ministério e vejamos se poderíamos ser o mesmo exemplo para os outros. Que Deus nos ajude.
                                     
Pastor Cícero Manuel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...