13 dezembro 2008

Provação


Introdução
Provação é a situação que põe em prova a coragem, a persistência e principalmente a fé de uma pessoa. Qualquer cristão conhecedor da palavra de Deus deve estar consciente a respeito deste tema, porque a provação é o meio que Deus utiliza para estabelecer definitivamente a sinceridade da fé. Todos que conhecem a história de Jó sabem desta verdade, mesmo sendo ele integro e reto diante de Deus, passou por provação. Portanto, meu desejo neste breve estudo é que você compreenda como Deus prova os seus.

Exigindo grande sacrifício -
em Gênesis capítulo 22, narra a história de Abraão que foi provado a oferecer seu único filho em holocausto a Deus " E disse: toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te a terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te darei." ( Gen. 22:2 ). O que parece grande sacrifício para aqueles que se submetem a Deus é na realidade, o preço da obediência, este relato do desafio de Deus para com Abraão é na verdade o teste da fé.

Guiando-os por caminhos difíceis - muitas vezes temos que trilhar caminhos difíceis que nem sempre compreendemos o porque, mas se estamos sob a direção do Senhor devemos suportar todas as dificuldades da caminhada, porque o Deus que nos guia também nos prova, para saber se de fato estamos aplicando os seus ensinamentos em nosso interior, conforme vemos no propósito da experiência no deserto " e te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não " ( Deut. 8:2 ).

Dando-lhes oportunidade de escolha -
a palavra de Deus está repleta de exemplos das ações misericordiosas de Deus em conceder oportunidades aos seres humanos, no entanto, citarei apenas o exemplo de Salomão, que teve o privilégio mesmo que em sonho de ouvir Deus lhe dizer " ... pede o que queres que eu te dê " ( I Reis 3:5 ). Imagine que oportunidade tremenda, que provação tentadora o Deus todo poderoso oferecendo uma chance destas ao homem. É em oportunidades como esta que muitos se perdem, mas Salomão foi sábio e soube escolher, vemos isso no seu pedido " a teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu grande povo? " ( I Reis 3:9 ).

Demorando em responder as orações - o silêncio de Deus muitas vezes incomoda porque causa a sensação de estarmos esquecidos. Foi exatamente esta emoção que tomou conta de Davi quando recorreu a Deus em tristeza, e expressou isto através de muitas interrogações " até quando te esquecerás de mim, Senhor? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?" ( Sl. 13:1 ). No entanto, esta demora que causava tristeza não foi suficiente para remover a confiança dele " mas eu confio na benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração " ( Sl. 13:5 ). E foi a confiança que o levou a esperar, e então ele pode dizer " esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor " ( Sl. 40:1 ).

Conclusão

Deus não permite a vinda de provações para ver se iremos falhar. Ele permite as provações para o fortalecimento de nossa fé. Amados, que Deus nos ajude a passar pela prova dando glórias a Deus. Amém! ( Pr Cicero )
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Acredito verdadeiramente no que está escrito pois as provações vem para nos trazer um crescimento,uma maturidade e nunca para sermos destruido.Para que nós venhamos ver como está a nossa fé.Quando temos este entendimento não nos desesperamos no momento da luta.
Estes estudos seu tem me ajudado muito.
Que Deus continue lhe abençoando + e+.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...