07 maio 2020

ARREPENDIMENTO, UMA EXIGÊNCIA PARA A SALVAÇÃO


           
  Arrependimento, uma exigência para a salvação.
  Por Pastor Cícero Manuel dos Santos     
Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus,
Dizendo: o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. (Marcos 1:14-15).
 O arrependimento é uma doutrina que se estende por toda sagrada escritura. No antigo testamento, é entendido como uma oportunidade de reconciliação. Há varias passagens que expressão isso de maneira muito clara, porém o texto que melhor define isso é o Salmo 51. Já no novo testamento a interpretação é uma mudança de mentalidade, e o texto que define muito bem isso é “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2. Desta forma fica claro que arrepender-se, é decidir dá um novo sentido à vida.
Infelizmente, nesta geração o que temos visto é um evangelho que prefere entreter os pecadores em vez de chama-los ao arrependimento. Muitos pregadores preferem seus ouvintes sorrindo, caminhando para a morte, em vez de leva-los ao choro do arrependimento para a vida.  Tudo isso é muito lamentável, pois o arrependimento é  uma exigência necessária para a salvação, porém é um tema ausente na maioria dos púlpitos  dos dias atuais.
No texto inicial nós observamos que João Batista veio como o precursor, àquele que veio a frente preparando o caminho, sua mensagem era bem clara, pois convocou o povo á arrepender-se. Depois de sua prisão, Jesus em plena harmonia com a pregação de João, seguiu enfatizando de forma veemente a mensagem do arrependimento. Portanto, não resta duvida que o arrependimento seja uma doutrina que faz parte dos fundamentos do cristianismo, e é exigência para á salvação.
            Essa exigência requer mudanças em três áreas da nossa vida.
 1-Na nossa razão. O verdadeiro arrependimento é conceitual, traz uma nova luz para a mente e faz brotar um novo entendimento na vida e nos valores. Veja o exemplo: “E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi (Mateus 21:28-30).Uma pessoa arrependida compreende que o pecado é uma rebelião contra Deus, para que isso fique mais claro na sua mente veja este exemplo  “ Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;” (Lucas 15:17,18). Entendemos com isso que os frutos do arrependimentos só podem ser produzidos por alguém que recebe a luz da verdade na mente e a convicção do pecado no coração.
2- Na nossa emoção. A tristeza do mundo produz culpa e remorso e não alivia a consciência, mas a tristeza segundo Deus abre a ferida e também trás a cura, convence do pecado e conduzi a fonte do perdão. Portanto, arrependimento não é remorso que leva a morte, mas é choro pelo pecado que conduz a vida.
Portanto vamos observar alguns exemplos; Judas “Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se”. (Mateus 27:3-5),
Pedro “Estando Pedro embaixo no pátio, veio uma das criadas do sumo sacerdote
e, vendo a Pedro, que se aquentava, fixou-o e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno. Mas ele o negou, dizendo: Não o conheço, nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. [E o galo cantou.]E a criada, vendo-o, tornou a dizer aos circunstantes: Este é um deles. Mele outra vez o negou. E, pouco depois, os que ali estavam disseram a Pedro: Verdadeiramente, és um deles, porque também tu és galileu. Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais! E logo cantou o galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar. (Marcos 14:66-72). O arrependimento de Pedro brotou da tristeza do pecado ao contrario de Judas que o remorso não lhe aliviou a sua consciência, e sim lhe trouxe perturbação ao ponto de leva-lo á morte.  Todo aquele que nascer de novo arrepende-se e chora, não porque é flagrado em seu pecado, mas porque entende que o seu pecado é mau aos olhos de Deus.

3- Na nossa vontade. Arrependimento, mais do que sentimento é atitude. Não é aquilo que falamos apenas, mas aquilo que fazemos. Não é discurso diante dos homens; é mudança de vida diante de Deus. Não é um desempenho teatral para impressionar as pessoas, mas sim um quebrantamento sincero diante de Deus. O salmo 51 expressa isso de uma formar maravilhosa “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”. V 17. Verdadeiramente é adotar um novo comportamento diante de Deus e voltar-se para a direção certa conforme o apostolo Paulo ensina aos Efésios “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” (Efésios 4:28,29). Portanto não resta duvida que o arrependido passar por uma transformação na sua vontade, e agora abandona o pecado e se deleita na santidade, pois essa agora é a atitude de um coração purificado abraçado coma graça divina, e agora não vive ele, mas cristo é quem vive nele.

Considerações finais. Portanto amados irmãos devemos ser conscientes de que á ausência do arrependimento é um mal que se estende por todo organismo e paralisa a vitalidade do corpo e do espirito, assim sendo, é dever de todos nós lembremos sempre que essa doutrina é uma doutrina necessária para a salvação e requer mudanças na nossa razão, na nossa emoção e na nossa vontade.  No amor de Cristo

                           Pastor Cícero Manuel dos Santos
                                  Apodi-RN em 07/05/2020

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...