28 fevereiro 2011

O tema do retiro





Em uma das reuniões de preparação para o retiro da nossa igreja, tratamos a questão do tema a ser abordado este ano, dentre algumas propostas apresentadas surgiu esta que logo atraiu a atenção de todos: "Renunciando meus sonhos para realizar os teus, Senhor".

Desde então fiquei a pensar sobre a profundidade deste tema e cheguei à conclusão, que ele tem tudo a ver com quem é discípulo de Jesus, pois quem é discípulo não vive simplesmente os seus sonhos, mas, busca realizar os sonhos que um dia o Senhor sonhou pra ele. Isso só será possível se estivermos dispostos a aprender com o nosso mestre. Pois o discípulo é o aluno que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida do seu mestre.

O discípulo que quer realizar os sonhos do seu Senhor e mestre, precisa entender que a essência principal dos discípulos de Jesus está fundamentada em dois aspectos: A morte de si mesmo e a reprodução. Estes dois foram características marcantes em todo o ministério do nosso Senhor, que em tudo cumpriu a vontade do Pai, e requer que cada um de seus discípulos lhe siga "se alguém quiser vir apôs mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me." (Marc 8:4).

O chamado de Jesus para o discipulado é um chamado para a morte do eu, uma entrega sem reservas, e requer renúncia dos nossos próprios interesses e uma obediência total e completa a Ele.

Todo discípulo de Cristo sabe que ele ordenou que fizéssemos discípulo, isso é o que chamamos de reprodução. Não há chamado mais alto, comissão mais clara no novo testamento do que a ordem de reproduzir. "Não escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis frutos, e vosso fruto permaneça". (João 15:16). Quem é discípulo do Senhor empenha-se em realizar a sua vontade. Reproduzindo filhos espirituais, para a Glória do Pai. Alguém já disse "Somente os desinteressados e imaturos estão preocupados demais com os seus sonhos, que não tem tempo para nutrir sua vida com o sonho que um dia o Senhor sonhou para eles".

Finalizo rogando a Deus para que esta temática, desenvolvida durante estes dias de retiro, gere em nós a compreensão de que a morte de si mesmo e a reprodução é responsabilidade de cada um de nós, pois ”Se o grão de trigo caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto". ( João 12:24 ). Um bom retiro!
No amor de Cristo. Pr. Cícero Manuel.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...