09 agosto 2010

O quarto evangelho




Os três primeiros evangelhos são chamados sinóticos oriundos da palavra grega que significa “ver junto”.  Mateus, Marcos e Lucas vêem a vida de Jesus Cristo de forma semelhante, cada um com sua ênfase: Mateus apresenta Cristo como o rei dos Judeus. Marcos apresenta Cristo como o servo e escreve para os Romanos. Lucas por sua vez, ver Cristo como o filho do homem e escreve para os Gregos. Enquanto João é diferente dos outros escritores sinóticos, no sentido de que ele dá ênfase à divindade do Salvador e o apresenta como filho de Deus e o seu evangelho é universal. Os três primeiros evangelhos lidam com os eventos da vida de Cristo, João trata do sentido espiritual desses eventos, de forma bem objetiva, vejamos que no quarto evangelho encontramos Jesus satisfazendo as três principais necessidades da vida espiritual.
No terceiro capitulo ele tem um diálogo com Nicodemos e fala sobre o fôlego ou vento do espírito sem o qual o homem não pode ter vida espiritual e eterna.  “O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito” (João 3:6)
No quarto capitulo ele falou com a mulher samaritana sobre a água viva por meio da qual ela poderia viver para sempre. “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, por que a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (João 4:14)
) No sexto capitulo ele se apresenta como o alimento essencial a vida presente e futura.   “Eu sou o pão da vida” (João 6:48) ; “Quem de mim  se alimenta, também viverá por mim” (João 6:57).
Sabemos que as três maiores necessidades da vida material são o ar, a água e o alimento. O homem pode viver apenas alguns minutos sem ar, somente uma semana sem água e aproximadamente quarenta dias sem alimentos. No entanto a mai profundas fome e sede do homem é espiritual e João mostra-nos que Jesus é o único capaz de saciá-la. Como homem ele conhecia todas as necessidades humanas; Como Deus, ele é apto a satisfazer a cada uma delas
Portanto amados que Deus nos ajude para que possamos extrair cada vez mais ensinamentos muito preciosos deste maravilhoso quarto evangelho. (Pr. Cícero)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Olá, vim retribuir a visita. Parabéns pelo belo trabalho. Que Deus te abençõe hoje, e sempre. Visite-me em http://feeticaecidadania.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...